domingo, 22 de maio de 2011

O sonho

Quando somos meninas sonhamos com o príncipe encantado, o cavalo branco, o vestido de noiva dos contos de fadas, imaginamos com as bonecas os nomes de nossos filhos (as), rimos das histórias, inventamos fantasias. Tudo é muito mágico em nossa cabeça infantil, adolescente, de menina.
Mesmo a menina mais pobre carrega dentro de si um sonho. Carrega o desejo de possuir uma boneca, um sapato lindo que viu outro dia com alguém, carrega em seu coração a vontade de comer um doce que custa  caro, um sonho é sempre um sonho por menor que ele seja.
Eu também fui uma menina pobre, que sonhei o sonho de ter uma casa, um lar, marido, filhos, ter uma família grande diferente da que vivia, já que lá so havia brigas, palavões, lágrimas de minha mãe que se via sendo humilhada constantemente por ser mãe solteira de dois filhos. Sonhos....minha mãe também teve os dela. e com certeza não era aquilo que ela estava vivendo. Se perderam os sonhos dela pelo caminho!!
Os meus também perdi em certa feita pelo caminho, perdi o sonho da faculdade, perdi o sonho de me casar com um príncipe. Mas quem é o príncipe? Como é o prínciepe? Tem forma, tamanho, qualidades para todos de maneira igualitária? Será que a figura do meu príncipe também é a figura do seu príncipe? Não !!!
Nenhum príncipe é igual ao outro. Cada um tem as suas particularidades, individuais nos corações de cada menina.
Mas todos sem excessão têm o dever de nos fazer felizes. Para isso são os príncipes. Mas quando eles não cumprem esse papel? O que fazer? Recuar? Fugir? Se esconder dentro de um mundo criado de ilusão e lágrimas? Quantas mulheres ficam casadas vivendo seu conto de fada aos avessos, de princesas passam a serem gatas borralheiras?  Quantas princesas passam de rainhas a Rapunzel, presas em um mundo só delas ? Onde apenas passam o tempo a chorar, se lamentar, engordar ou emagrecer demais vivendo uma vida sem expectativa de mudanças. Estão em depressão e ainda nem se deram conta disso. Vivem em estado dejenerativo de idéias e ações.
É muito triste quando percebemos que o sonho acabou e que é hora de acordar! Quando a acordamos percebemos o tão grande erro que estamos cometendo e talvez, eu digo, talvez criamos forças para nos levantar e descer pela janela da vida. Pois Rapunzel vivia presa em sua torre, mas por mais alta que seja a torre ela tinha a janela por onde escapar, só que nunca se derá conta disso.
Assim estão muitas das mulheres, presas em seu mundo de conveniências e sofrimento, e não se deram conta de que por maior que seja o problema e a dificuldade, tem uma janela !! Use-a !!
Foi assim comigo, estive presa em um mundo de sonhos por muito tempo, estive desejosa de amor, embusca de necessidades pessoais, mas vivendo em função da necessidade dos outros. Renunciei a mim mesma pelos outros. Me prendi. Não nos prendem, nós nos deixamos ser presas.
E como se libertar?
Como acordar do sonho antes que ele vire um pesadelo?
Como sair da torre sem se ferir?
Não existe como! Toda fuga, toda batalha haverá feridas. O importante não é se erguer do chão sem se machucar, o importante é se curar das feridas. Para que elas não piorem e nos levem a morte.
Morte de sonhos. Morte de projetos. Morte espiritual. Morte física, moral e emocional. O que importa é ter forças para acordar de um sonho, e se levantar de um tombo, se recuperar da ferida. Mas como?
Como e onde encontrar forças pra se recuperar das feridas?  Como? Será que ainda existe um meio, uma solução? A ferida é grande como cicratizá-la?

Um comentário: